quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Primeiro post, primeiro ovo frito.

Primeiramente farei um pequeno resumo com os motivos que me fizeram criar um novo Blog. Pra começar, faz mais de ano que não publico nada no meu blog antigo, também vi que tinha muita porcaria escrita nele. Mas tudo bem, pretendo de tempos em tempos desenterrar um ou outro post do Krusty's Fun House aqui. O Krause Inútil segue o mesmo perfil do Krusty's Fun House: bobagens sobre o meu cotidiano e uma tentativa frustrada de transformar meu excesso de tempo livre em ócio produtivo. Pelo menos o Krusty's Fun House recebia Feedbacks muito positivos.

Por mais estranho que pareça, o principal motivo que me incentivou a criar este blog foi um ovo frito. Ontem fritei um ovo pela primeira vez na vida. Estava eu travando a minha batalha de todas as noites contra a insônia quando depois de duas horas rolando na cama me deu uma súbita vontade de comer ovo frito. Em torno de 3:15 da madrugada, todas as luzes desligadas, PC desligado, já tinha tomado chá de camomila (eu sei, coisa de velha) e até então o sono não tinha vindo e pensei "por que não? Não tenho nada a perder mesmo". Fui pra cozinha, enchi uma mini frigideira de óleo de oliva (o outro óleo já tinha acabado, resolvi improvisar). Tento quebrar o ovo e descubro que não é tão fácil quanto parece. bato com ele na frigideira, ela é pequena. Ela treme. Óleo quente treme. Eu tremo. Ovo intacto. Tento na quina da pia, desta vez com sucesso. Jogo o ovo no óleo e vejo bolhas e respingos por todos os lados. Uma bolha branca cobre a gema, acho estranho. Neste momento me lembro de uma certa imagem deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=beGjncfEPt8. No momento de 1 min e 35 seg podemos ver que o ovo não é mergulhado em óleo quente como se fossem batatas fritas ou nuggets, e sim é frito com um pouco de óleo numa chapa, como um bife. Utilizo toda a mina destreza para fazer malabarismo com a frigideira e a espátula pra retirar o excesso de óleo e um contorcionismo para fugir do óleo quente que respingava. Próximo desafio: descobrir quando está pronto. Este foi mais simples: crosta marrom queimada nas bordas = está pronto.

Ficou bom, mas vejo que ainda tenho muito que aprender. Ao longo de todo estre processo, outra preocupação não saía da minha cabeça: comer um ovo frito de madrugada e voltar pra cama não vai me fazer mal? Não sei, mas ironicamente depois disto consegui dormir feito uma pedra e até agora meu estômago não reclamou.

4 comentários:

coiote disse...

ate hoje nao acerto isso. qndo da vontade me convenco que cozido eh melhor (nem de looonge), e ainda assim consigo fazer um estrago.

Anamaria disse...

Aprendendo a fazer ovo frito:
1) retire o ovo da geladeira para ele nao estar muito gelado quando for para a frigideira.
2)Aqueça o óleo numa frigideira (até ai tu fez certo), depois que o óleo estiver bem quente, abaixe o fogo, os melhores ovos fritos são feitos com o fogo baixo.
3) Quebrando o ovo.
Para nao ter erro eu quebro o ovo em cima de um pires ou qlqr outro pratinho. E prefiro usar um cabo de um talher qlqr, uma batida firme no meio do ovo. Depois transfira o ovo, delicadamente, para a frigideira que já esta com o óleo quente.
É so aguardar uns minutos para o ovo ficar pronto (isso tem q ficar cuidando, até pq cada um tem suas preferências. E pronto!
Ah, e eu desconfio que o teu problema de insônia seja fome!

Unknown disse...

tu tb dançou e cantou de olhos fechados "love is gone" enquanto fritava o ovo?

Carla disse...

kraaause, finalmente um blog novo!

parabéns pelo ovo. em breve, tu vai estar cozinhando de verdade. eu acredito em ti, haha.